sexta-feira, 12 de março de 2010

Como ler jornais


Pequeno guia para embasamento da leitura diária das notícias veiculadas pela grande mídia (jornais impressos, no rádio, TVs e outros meios):

1. Não ceda ao ufanismo. Quando ouvir dizer "o Brasil apóia na ONU o plano nuclear do Irã", substitua por "o GOVERNO BRASILEIRO apóia o programa nuclear do GOVERNO IRANIANO". Evite a ingenuidade de, inconscientemente, se colocar dentro do bolo linguístico-coletivista "o Brasil".

2. Suprima a palavra "suposto", sempre que a mesma aparecer. Veja como as coisas mudam com essa simples e importante dica. A coisa chega ao limite do ridículo:
"O padrasto da criança afirmou ter inserido as agulhas no corpo do enteado em um suposto ritual de magia negra."
"Runco minimiza suposto problema de Adriano com álcool."
"Tesoureiro do PT é investigado por suposto desvio de recursos
O Globo - 07/03/2010
Segundo a publicação, o suposto esquema envolveria desvio de dinheiro da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) - da qual Vaccari foi ... "
etc...

3. Não acredite no concenso. Já dizia Nelson Rodrigues que a unanimidade é burra. Não seja mais que ela. Desconfie quando falarem que o aquecimento global causado pelo Homem é um "concenso" entre os "maiores cientistas do mundo". Ou quando as pesquisas mostrarem 80% de "popularidade" de Lula.

4. Cuidado com o termo "marco regulatório" - é um eufemismo para "vamos acabar com a sua liberdade e te encher de burocracia, otário".

5. Você SABE cuidar de si mesmo! Não aceite quando quiserem te convencer que o governo cuida melhor de você do que você mesmo.

6. Reconhecer os lugares-comuns, os chavões e as palavras de transe também é essencial. Coisas como "lutaram contra a ditadura" podem significar na verdade "lutaram POR uma ditadura aos moldes cubanos"."Igualdade" é outro termo perigoso: ninguém é igual a ninguém, a tal igualdade deve ser sempre no tratamento perante a lei.Talvez a palavra de transe mais importante seja o famigerado "social". Está em todas, tudo é "social". Inclusive gerando redundâncias como "justiça social" (já viu o conceito de justiça dissociado do conceito de sociedade?). Mesmo o "movimento social" poderá estar relacionado com algum grupo terrorista, sempre de esquerda.E o pior: "consciência social". Significa rezar na cartilha da esquerda. Como no filme: "O Baiano tem consciência social." Mas o pior de tudo mesmo é o maldito "controle social" dos meios de comunicação, das artes, do judiciário, etc. Isso significa controle do partido, mesmo.

7. Repare também que qualquer manifestação contra a esquerda é de "extrema-direita", seja o Tea Party, as manifestações anti-Chávez ou mesmo algo ligado ao PSDB (kkk). Enquanto o Lula e o PT são "centro-esquerda", a despeito de encabeçarem o Foro de São Paulo...

8. Nas notícias internacionais, o que acontece realmente no exterior, principalmente nos EUA, necessariamente é o oposto do que é noticiado por aqui. Exemplo, Barak Obama. Releia o terceiro tópico.

9. Procure fontes primárias, não engula as ordens dos "formadores de opinião" ou de "intelectuais" da USP. Pesquise em bibliotecas e na internet.

10. Simplesmente, para resumir, NÃO ACREDITE NA GRANDE MÍDIA. Todos eles, sem exceção, usam técnicas de lavagem cerebral, todos esconderam o Foro de São Paulo, todos são esquerdistas. Afinal, as universidades cumpriram sua meta. Duvida? Vá assistir algumas aulas de jornalismo, história, sociologia, geografia, letras, artes, etc...

Nenhum comentário: