quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Orlando Zapata Tamayo, assassinado pelo regime comunista cubano



Lula desembarca em Havana num momento especialmente vergonhoso para os governos cubano e brasileiro. Morreu ontem devido a uma greve de fome que durou 85 dias, o dissidente político Orlando Zapata. Estava encarcerado desde 2003 sem haver cometido nenhum crime, a não ser a defesa por mudanças no regime.

Pelo menos 50 presos políticos pediram ao presidente brasileiro, em uma carta aberta, que intercedesse pela libertação dos dissidentes cubanos e se envolvesse no caso de Zapata, um pedreiro negro de 42 anos detido em 2003 e condenado a 32 anos de prisão por "desacato" ao governo e "desordem pública".

Em entrevista publicada hoje pelo jornal "O Globo", o dissidente cubano Oswaldo Payá, líder do Movimento Cristão de Libertação, afirmou que Lula é cúmplice na violação contra direitos humanos ocorrida na ilha. "Respeitamos e amamos o povo brasileiro, mas o governo Lula não deu nenhuma palavra de solidariedade para com os direitos humanos em Cuba. Tem sido um verdadeiro cúmplice da violação dos direitos humanos em Cuba", disse.

“Se eles são dissidentes de Cuba e agora querem ser dissidentes do Lula não tem problema nenhum. As pessoas precisam parar de fazer carta, guardarem pra si e depois dizer que mandaram pros outros”, disse o presidente brasileiro, que se reuniu nesta quarta-feira com seu colega cubano Raúl Castro e o irmão dele.

O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, afirmou nesta quarta-feira que o governo brasileiro não deve se envolver no episódio da morte do dissidente político Orlando Zapata Tamayo. "Há problemas de direitos humanos no mundo inteiro", limitou-se a dizer Marco Aurélio Garcia.

...

O que a imprensa brasileira chapa-branca não diz é que em outubro de 2009, Zapata foi brutalmente golpeado por militares da prisão estadual de Holguín de tal forma, que lhe provocaram um hematoma interno na cabeça sendo obrigados a operá-lo. Começou sua greve de fome em 3 de dezembro de 2009 na prisão de segurança máxima Kilo 8 de Camagüey. Durante 18 dias, o major Filiberto Hernández Luis, diretor dessa prisão, negou água a Zapata, que era a única coisa que ingeria. O efeito desta tortura foi induzir-lhe uma falência renal. Em meados de janeiro Zapata foi transferido ao hospital Amalia Simoni da cidade da Camagüey, onde o deixaram quase nu com um forte ar condicionado ligado, o que lhe provocou uma pneumonia. Apesar de seu critico estado de saúde, o regime o transferiu na semana passada ao hospital da Prisão de Combinado del Este em Havana, onde não existiam condições para tratá-lo.

...

Nós, brasileiros dignos (reitero: apenas os dignos), nos envergonhamos por sermos representados por um governo que não apenas se cala diante da tirania dos irmãos Castro, como os apóia financeiramente e diplomaticamente. Como tem feito, aliás, com tudo o que é LIXO em termos política externa. Que o digam os não menos crápulas Ahmadinejad e Hugo Chavez, também especialistas na arte da democracia, segundo nosso presidente. Este último, por sinal , também pousou em Cuba. Talvez para admirar junto com Raul, Fidel e Lula os resultados de sua magnífica obra na América Latina: racionamentos, apagões, isolamento internacional, discursos ridículos e a violência contra a divergência política.

Roubaram o nosso país, as cartas estão TODAS na mesa.

Uma coisa é brigar, outra é ver o país indo embora. A porta se fechando lentamente. Lá se vai o Brasil. PORRA, mas é MUITO RUIM!!!!! O bugre em Cuba, entregando um bilhão e duzentos milhões de dólares a Raul Castro, aquela ratazaninha TORPÍSSIMA! Os presos cubanos mandando uma carta desesperada, tão honesta, morrendo honrados numa prisão daqueles FILHASDAPUTA ASSASSINOS, e o bugre a não recebê-los, virando a cara, enquanto acoita o assassino italiano, e mais dois paraguaios, e os canalhas das FARC!

Roubaram nosso país dos nossos braços. O berço de tantos gênios se transformou "nisso".


Aqui a cobertura completa.





Orlando Zapata Tamayo

*1968 - † 2010

Que Deus o acolha em Seu Reino entre os justos, onde não há mais dor nem sofrimento, e que console a família nesse momento tão doloroso.



Agradecimentos aos amigos Olavo de Carvalho, Graça Salgueiro, Priscila Garcia, Gabriel Nunes e Murilo Ribeiro.

Nenhum comentário: