quarta-feira, 12 de março de 2008

Mais do mesmo

As ligações entre Lula da Silva e as FARC não são "óbvias", não estão nas entrelinhas. O fato é confesso, explícito através do vídeo do III Congresso do PT, onde a apresentadora diz que o Foro de São Paulo é um espaço de articulação continental, responsável delo advento de Chávez, Morales, Correa, entre outros.O Foro de São Paulo foi criado por Lula da Sila e Fidel Castro para, segundo eles mesmos, "reconstruir na América Latina o que foi perdido no Leste Europeu".
(v. 3o Congresso do PT em http://www.youtube.com/watch?v=VNPjm0qfByc e "Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento do Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul" em http://www.info.planalto.gov.br/download/discursos/pr464-2@.doc)

"Foi assim que nós pudemos atuar junto a outros países com os nossos companheiros do movimento social, dos partidos daqueles países, do movimento sindical, sempre utilizando a relação construída no Foro de São Paulo para que pudéssemos conversar sem que parecesse e sem que as pessoas entendessem qualquer interferência política. "
(cit. em "Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no ato político de celebração aos 15 anos do Foro de São Paulo" em http://www.info.planalto.gov.br/download/discursos/pr812a.doc)

Ver ainda Comissão Internacional das Farc, “Saudação à Mesa Diretora do Foro de São Paulo, 16 de janeiro de 2007”, significativamente já retirado do ar, mas recuperável em http://web.archive.org/web/20070310215800/www.farcep.org/?node%3e2,2513,1 ) que diz:

"Es en ese preciso momento que el PT lanza la formidable propuesta de crear el Foro de Sao Paulo, trinchera donde nos pudiéramos encontrar los revolucionarios de diferentes tendencias, de diferentes manifestaciones de lucha y de partidos en el gobierno, concretamente el caso cubano. Esa iniciativa, que encontró rápida acogida, fue una tabla de salvación y una esperanza de que todo no estaba perdido."(...)"Es en el marco de este escenario político que se ha desarrollado y se sigue desarrollando el Foro de Sao Paulo. De un partido en el gobierno que inicialmente hacía parte del Foro, el Partido Comunista Cubano, hoy son ocho las fuerzas gobernantes que, además de ser fuerzas en el gobierno, fueron fundadoras de éste importante movimiento."
Comisión InternacionalFuerzas Armada Revolucionarias de Colombia-Ejército del Pueblo, FARC-EPMontañas de Colombia, enero 7 de 2007”.

O rei está nu.

Nenhum comentário: